PROJETOS

Realizadora de diversos projetos, a CUFA em Santa Catarina, destaca alguns:


Projeto LIIBRA – Liga Internacional de Basquete de Rua, que fomenta práticas esportivas através do basquete de rua, como ferramenta de inclusão social, promovendo integração morro e asfalto. As competições acontecem em âmbito estadual e nacional.

A Rua Ensina – Projeto que propõe oficinas, palestras e debates sobre a Cultura Hip Hop.
(break, graffiti, mc, basquete de rua e DJ )

Cine Arte Cidadania - Amostra itinerante de cinema , que tem como característica principal projetar filmes condizentes com a realidade das comunidades atendidas, seguidas de debates construtivos, incentivando a inserção e integração dos expectadores (nosso intuito é criar os cursos áudio visuais, e um núcleo permanente de produção independente).



NOSSOS PROJETOS



O objetivo dos projetos idealizados e realizados pela CUFA – Central Única das Favelas é trabalhar a autoestima dos moradores de comunidades carentes, especialmente crianças e adolescentes. Fazer com que eles se sintam úteis, capazes de aprender, sentirem prazer fazendo algo que dê satisfação, que faça parte da sua identidade cultural e que mantenha a mente deles focada numa atividade e num objetivo saudável. É possível ainda, que essas oficinas despertem nesse indivíduo uma habilidade profissional que pode se tornar no futuro um meio de sustento e realização pessoal.


RELAÇÃO DOS PROJETOS REGIONAIS



Circuito Troca de idéias

 Tem como objetivo a prevenção ao uso e tráfico de drogas. O Projeto se da através de workshops itinerantes de prevenção ao uso e comércio do CRACK, a abordagem do tema se da de forma diferenciada, já que é de fácil assimilação por parte do publico alvo (adolescentes, jovens, pessoas que vivem em risco social etc), projetamos o importante documentário (Selva de Pedra) que relata e retrata esta dura realidade, nos dando uma expansão sobre as causas e consequência da doença do CRACK.

O projeto já atingiu mais de 8.000 pessoas na região da grande Florianópolis.


Projeto a Rua Ensina


oprojeto A Rua Ensina, visa proporcionar uma aproximação com a Cultura Hip Hop, junto às comunidades periféricas, onde se encontram crianças e jovens em situação de risco social, político e cultural. Buscando assim, a valorização da auto-estima, colocando-os enquanto protagonistas de suas próprias raízes culturais. Dentro dessa proposta são realizadas diversas oficinas como grafite, basquete de rua, Dj, Mc, B-Boy, trançadeira entre outras.



Cine Arte e cidadania

A amostra do CINE ARTE E CIDADANIA O Cinema na Tela da Favela é um projeto de exibição de palestras, filmes, curtas e documentários, feitos nacionalmente, criado para estimular um debate a cerca do filme a ser exibido cujo os temas são: desigualdade econômica, social, prevenção ao consumo e tráfico de drogas, e a criminalidade na juventude.

 Os locais de sala de cinemas são distantes e com preços fora do padrão destas comunidades. Por conta desta necessidade surgiu a amostra do CINE ARTE E CIDADANIA. Uma forma de mostrar que os moradores da periferia não estão limitados a contribuir com o mercado cinematográfico emprestando apenas a verossimilhança de suas vidas. Esses agentes também são autores de suas próprias narrações cinematográficas.


Ainda que haja filmes em que a periferia seja retratada, raramente, isto acontece sob a ótica das periferias, a amostra do CINE ARTE E CIDADANIA existe para democratizar o acesso a exibição destas produções, ignoradas pelo grande mercado.

  Mais do que uma amostra, o CINE ARTE E CIDADANIA é um espaço exibidor que acompanha e registra a atual evolução da linguagem cinematográfica vinda da periferia. Ao viabilizar estas exibições também inicia um processo de incentivo para que mais projetos nesta área se realizem e assim seja diminuída a lacuna da comunicação cinematografia das periferias junto com o público, em geral.


Odara

Consiste em resgatar a cultura afro nas comunidades que vivem no entorno do Morro da Cruz com multiplicadoras de trançadeiras, confecção de instrumentos de percussão, artesanato, contadores de historia, balé afro etc...

Ponto de Cultura Imagem Através das Lentes

Núcleo audio visual que capacitará diversos jovens da região de Laguna incentivando a inserção no mercado de trabalho através do conteúdo absorvido no curso (ediçao,captação de imagens, animação etc).

Campanha Crack, nem pensar!


Em parceria com a afiliada Globo (RBSTV), o projeto visa o combate ao uso e venda da droga, se utilizando do tema no sentido de prevenção. 





PROJETOS COM ABRANGÊNCIA NACIONAL




A LIIBRA


A Liga Internacional de Basquete de Rua – LIIBRA - é o maior campeonato desse tipo de esporte produzido no Brasil. Além Do Campeonato de basquete de Rua a LIIBRA conta com a participação de outras vertentes da cultura urbana, como o Skate, Break, Penteados Afros, Muito Rap e Hip-Hop, MC de Quadra, campeonato de enterradas, animadoras de torcida e muito mais. O campeonato é dividido em três categorias: Liibrinha ou Sub-17, para atletas do sexo masculino até 18 anos; LIIBRA, para atletas do sexo masculino a partir de 18 anos; e feminino. As etapas são realizadas em casa estado e os melhores de cada região disputam a etapa nacional. No ano de 2011 SC foi campeã da LIIBRA na categoria feminina.



TRAÇOS DE CONFLITOS

Tracon é uma batalha de graffiti onde não há disputa. Os artistas dividem em instantes os avanços de suas pinturas, seus modos de fazer cores e traços ganharem significado, beleza e conquistarem o grande público, desconhecedor da cultura das tintas.O Tracon se inspirou nas tradicionais batalhas que rolam em países da Europa e nos Estados Unidos. Com uma versão mais brasileira que toca muito Rap e interage com o público, que escolhe o vencedor.O evento vem conquistando a nova geração que está aprendendo o oficio de grafitar e fica vidrada com cada traço da batalha. Mas no final quem realmente ganha é o graffiti, em um encontro marcado por habilidades e talentos dos participantes.



PRÊMIO ANU

A CUFA criou o premio Anu para chamar a atenção da sociedade para os projetos socioculturais que impactaram positivamente as comunidades populares. O premio Anu vem para valorizar e reconhecer publicamente iniciativas desenvolvidas em favelas e demais espaços em desvantagens sociais, gerando bem comum para a população, auto-estima das comunidades, trabalho, renda, qualidade e vida e equilíbrio social.O Prêmio Anu de 2012 tem como tema a Liberdade de expressão. O tema surge como símbolo da esperança pela igualdade e real democracia na sociedade da CUFA.  O princípio da organização é lutar pelo direito de todos os indivíduos para que tenham voz,  sejam  ouvidos e respeitados como iguais. A CUFA  abomina toda distinção ou julgamento social, racial, que inferiorize a importância de qualquer  pessoa.   No ano de 2012 o Projeto catarinense “Cozinhas comunitárias” executado em Joinville foi o grande vencedor nacional.



O CINE CUFA

O Cine Cufa é um festival internacional de cinema, organizado pela Central Única das Favelas (CUFA), que exibe obras produzidas ou dirigidas por moradores de favelas, promovendo inserção e visibilidade de novos produtores no mercado de exibição. Esse ano o Cine Cufa acontece de 11 a 16 de outubro, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB).Em 2011 estamos comemorando a nossa 5ª edição, apresentando filmes de várias partes do Brasil e do mundo.

CUFA FAVELA FESTIVAL

O Favela Festival nasceu com o desejo de revelar novos talentos da música popular brasileira, buscando extrair a musicalidade natural que existe dentro das comunidades cariocas, além de incentivar e divulgar os novos valores da música brasileira, sejam eles compositores, intérpretes ou instrumentistas. O festival possibilita a visibilidade dos talentos e articuladores da favela que compõem os diversos estilos e linguagens do movimento musical brasileiro, inserindo socialmente esses artistas no meio musical promovendo a renovação estética da música popular brasileira.   



TAÇA DAS FAVELAS


A Taça das Favelas está chegando, uma competição de futebol de campo entre 80 seleções compostas por moradores de favelas entre 15 e 17 anos, com equipes femininas e masculinas. Buscando promover a integração dessas comunidades através do esporte e, revelar novos talentos, levando em conta que os grandes gênios do futebol mundial vêm exatamente desses territórios, contribuindo assim para o aumento da auto-estima dos envolvidos.Levando em conta que o futebol é uma paixão não só nacional com mundial, essa competição se torna de primordial importância para o envolvimento de toda a sociedade, inclusive das comunidades, nos eventos que o Brasil sediará nos próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.



DIA DA FAVELA - 04 DE NOVEMBRO

 A comemoração do Dia da Favela resgata a auto-estima e a cidadania das pessoas que residem nessas comunidades. A Central Única das Favelas, representante legítima dessa parcela da população, deseja contribuir com a valorização desses territórios iniciando uma campanha junto às Instituições Públicas, Privadas, Terceiro Setor e Líderes Comunitários entre outros à contribuição e difusão do Dia da Favela. Promovendo shows musicais, seminário e apresentações artísticas, construindo uma rede de solidariedade, mobilizando e unindo a sociedade para a prestação de serviços gratuitos relevantes e, paralelamente, fazendo com que a população moradora de favelas se sinta integrada ao meio social.



VIRADÃO ESPORTIVO


E foi pensando em despertar a consciência sobre a importância dos exercícios físicos que surgiu o VIRADÃO ESPORTIVO, o maior evento de mobilização esportiva do país. Em sua primeira edição (2009) foram mais de 16 milhões de pessoas envolvidas em todos os estados da federação, num total de 33 horas ininterruptas de atividades esportivas contando com natação, esgrima, futebol e até uma insólita corrida de jegues, só para citar alguns tudo em nome da diversão.



RPB FESTIVAL – RAP POPULAR BRASILEIRO


RPB Festival é o maior festival de novos talentos do rap, o único do gênero em território nacional. Sua missão é abrir espaço para a música que embala o movimento Hip Hop e possibilitar a seus porta-vozes a chance de dar seu recado e mostras seu talento.  A primeira edição foi em 2009, e u dos critérios fundamentais para a inscrição de grupos e artistas solos é o ineditismo da música. Assim garantindo acesso ao mercado musical para artistas que buscam espaço  e oportunidade para mostras seu trabalho.

MARIA MARIA


Maria Maria é a frente feminina da CUFA, um núcleo político onde se pensa e age em prol do desenvolvimento das mulheres, principalmente as moradoras das comunidades e favelas, criando um anova realidade social entre elas. I núcleo cria nome, corpo, e força de vontade, a partir do momento em que as ações da CUFA estão se vascularizando esse consolidando em vários estados e países, dessa forma criando uma rede sólida de proposição e execução de políticas para as jovens. Estabelecendo um diálogo constate com as ações no campo da educação, cultura, esporte, geração de emprego e renda, mobilização politica, caminhando sempre para alcançar a prática da cidadania e preservação dos direitos humanos.