A CUFA

A CENTRAL ÚNICA DAS FAVELAS

A Central Única das Favelas – CUFA é uma organização que atua em âmbito nacional, fundada em 1998 por jovens de favelas do Rio de Janeiro envolvidos com o movimento Hip Hop.

A CUFA, a partir de suas ações de empoderamento da periferia, tornou-se um referencial para as comunidades e hoje possui bases de trabalho em vários estados do Brasil. Desde sua fundação, a CUFA busca fortalecer a cidadania dentro das comunidades de periferia desenvolvendo importantes projetos nas áreas da educação, esportes, profissionalização, cultura e inclusão social. Utilizando como instrumentos a produção cultural e o esporte.




Em Santa Catarina, a Central Única das Favelas/CUFA-SC foi fundada em 2008, tendo como missão contribuir para o desenvolvimento social, econômico e cultural das periferias, através de projetos que valorizem talentos e aptidões individuais e/ou coletivas. Para tanto desenvolve projetos destinados prioritariamente a crianças, jovens e mulheres de comunidades periféricas, que apresentam alto grau de vulnerabilidade psicossocial, sobretudo por seu envolvimento ou proximidade com a violência gerada pelo tráfico de drogas.
A metodologia utilizada pela CUFA busca valorizar e dar visibilidade às manifestações culturais e ao saber das comunidades onde atua. Dentro das inúmeras tecnologias desenvolvidas para inclusão social, a arte e a cultura são usadas como base de ações destacando os elementos da cultura hip hop: graffiti, DJ, break, rap e o basquete de rua, além de valorizar a produção audiovisual como instrumento de mobilização social, educação e aproximação ao mercado de trabalho.
A CUFA atua como mobilizadora das juventudes, para difusão e visibilidade da cultura da periferia e para a transformação da realidade de inúmeros jovens na medida em que valoriza as aptidões individuais e coletivas que contribuem para a emancipação e o desenvolvimento social, cultural, artístico da comunidade.

MISSÃO

A CUFA é uma rede social que visa potencializar talentos escondidos nas periferias, capacitando-os para que façam o intercâmbio entre produção de soluções e o primeiro, segundo e terceiro setor.

VISÃO

Promover a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio das culturas que elevam a auto-estima da periferia oferecendo-lhe novas perspectivas