Com a presença de diversos Estados do território nacional, o V Encontro Nacional da CUFA iniciou, no dia 27 quarta-feira em Porto Alegre, com a apresentação e planejamento para 2010 de cada Estado presente.
“Cada Encontro Nacional realizado é mais um passo que a CUFA dá para o futuro. A integração de diversas culturas oportuniza a criação de novas tecnologias sociais”, enfatizou Dinorá.
As apresentações dos Estados enfatizaram as conquistas, projetos em andamento e novos projetos para 2010. São momentos onde podemos interagir mais e conhecer melhor as ações de cada base da CUFA no Brasil.
A partir de amanhã, dia 28, as mesas irão trabalhar mais especificamente todas as ações e articulações da CUFA Nacional e nos Estados, com a presença de convidados que irão contribuir com o planejamento de 2010.
SEGUNDO DIA DO ENCONTRO NACIONAL CUFA
Diretor da Globo participa do Encontro da CUFA..
Na manhã desta quinta-feira, 28, o V Encontro Nacional da CUFA recebeu como convidado o diretor de Planejamento e Projetos Sociais da Rede Globo, Albert Alcoulombre Jr., para a falar sobre Responsabilidade Social e a relação de parceria entre CUFA e Globo.
O Diretor abordou temas como organização em rede, projetos sociais, parcerias e articulação com as mídias. Exemplos como o Ação Global e Amigos da Escola ilustraram algumas das articulações da Globo na área social.
Segundo Albert, a Globo trabalha especificamente na comunicação e faz parcerias com entidades que desenvolvem os projetos sociais na base mas, frisou que “a comunicação não é milagrosa, ela só funciona a partir de um planejamento global de cada ação, de cada projeto”.
“Para mim, pessoalmente, e para a área social da Globo, é um prazer participar do Encontro da CUFA”. Albert Alcoulombre Jr.
Após as falas, a coordenadora da base da CUFA em Porto Alegre, Ivanete Pereira, presenteou o convidado com o livro Os Zumbis da Pedra, da CUFA RS.
Paralelo ao Encontro Nacional, o grupo de comunicação nacional da CUFA está realizando o I Encontro de Comunicação Nacional da CUFA.
A primeira pauta foi a consolidação da identidade da CUFA Nacional, com a definição da Missão, Visão e Valores. Na sexta-feira, 29, a equipe apresentará a estrutura da comunicação nacional da CUFA em plenária.
Terceiro Dia DO ENCONTRO NACIONAL CUFA...
Secretário-Executivo do PRONASCI realiza palestra em Encontro da CUFA
Com a presença do Secretário-Executivo e o Secretário de Juventude do PRONASCI, Ronaldo Teixeira e Reinaldo Gomes, respectivamente, na tarde do dia 29, os participantes analisaram o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, com foco para o projeto Os Invisíveis.
O projeto idealizado pela CUFA tem como objetivo tirar jovens da invisibilidade e atenderá dez Estados brasileiros, sendo os quais: Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Pará, Ceará e Pernambuco, com o desenvolvimento do basquete de rua.
Para o Secretário Ronaldo Teixeira, Os Invisíveis é uma esperança para o Brasil e reiterou um compromisso de levar os Invisíveis em todos os lugares onde tiver os territórios do PRONASCI. “Em todo território Nacional tem que ter o Território da Paz, Mulheres da Paz e Os Invisíveis”. Ronaldo Teixeira.
Hip Hop em pauta no Encontro Nacional
O terceiro dia de Encontro, realizado na sexta-feira, 29, iniciou com a mesa sobre a FBHH - Frente Brasileira de Hip Hop que é uma frente estratégica da CUFA que discute e propõe um novo olhar a cultura hip hop, desde do campo simbólico, a cidadania e desembocando na esfera econômica.
A CUFA, na maioria de suas intervenções, utiliza o hip hop como instrumento de aproximação com os jovens através do basquete de rua, festivais de brack e rap. “A CUFA tem como símbolo e origem a cultura Hip Hop, ela é a nossa identidade”, ressaltou Paulo Ávila, coordenador Geral da CUFA de Mato Grosso.
Durante a mesa, diversas questões foram levantadas sobre como trabalhar o hip hop mais voltado para a construção de cidadãos e transformação social. Os principais representantes da cultura dentro da CUFA debateram formas e as principais ações que podem ser desenvolvidas para fortalecer e utilizar melhor esse instrumento de inclusão social.
ENCERRAMENTO DOS DEBATES NO ENCONTRO MARCA A NOVA FASE DA CUFA ....
O sábado foi de encaminhamentos finais das pautas do V Encontro Nacional da CUFA. Foram definidos o calendário anual dos eventos nacionais, as ações específicas para cada Estado e a criação de grupos de trabalhos que irão gerenciar as ações nacionais da CUFA. A Frente Brasileira de Hip Hop, o grupo de esporte e capoeira, o Núcleo Maria Maria e o grupo de comunicação nacional, serão responsáveis por orientar e atender todas as bases e definir estratégias de ações em cada área.
Os grupos apresentaram seus objetivos e planejamentos para o ano de 2010, marcando uma nova fase de fortalecimento institucional da CUFA Brasil. O Conselho Nacional da CUFA também definiu seu plano de trabalho e elegeu um novo presidente, Max Maciel do Distrito Federal.
Já no domingo, 31, último dia do Encontro, o momento foi de despedidas e confraternizações entre os participantes. A CUFA Rio Grande do Sul agradece a todos os participantes e encerra o ciclo de debates com muito orgulho de poder dizer que o V Encontro Nacional da CUFA, em Porto Alegre, será um marco na historia da CUFA Brasil.
Por: Coord. de Comunicção SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário