terça-feira, 19 de janeiro de 2010

VIVA NEGA TIDE !!!!...E VIVA A FORÇA DE UMA GUERREIRA...SIGA EM PAZ...


"Nega Tide, a mais antiga e festejada musa do samba da Ilha, nunca se guarda para quando o carnaval chegar. Ela é o próprio carnaval, o ano inteiro". Assim dizia o falecido e saudoso Aldírio Simões sobre a musa do carnaval ilhéu, Erotides Helena da Silva.

Em junho do ano passado foi publicado uma matéria em um Blog esportivo homenageando a nossa querida Nega Tide. Vamos colocar aqui trechos importantes desta homenagem pois vale a pena reprisá-la hoje, após um dia triste em que a ilha perde mais um pedacinho de sua graça...


Nascida em 06/08/1945, no Morro do Céu, desceu do Céu e do Morro para desfilar em todas as escolas de samba, à exceção da Coloninha. Brilhou premiada nos bailes municipais, foi eleita a primeira cidadã-samba do Carnaval, Hoje, é hour-concurs.
Desfilou pela primeira vez com a família na Escola de Samba Alvim Barbosa e, aos 10 anos, estreou na Protegidos da Princesa: “Sou Protegidos de coração e Copa Lord por convicção”, dizia Tide.Aos 15 anos despertou para Nega Tide. Participava de shows no Lira Tênis Clube com artistas convidados, como Jamelão, Jorge Ben. Naquela época ela já era a relíquia do morro. Aos 15 Nega Tide era uma negra perfeita, com 1,82m de altura, bonita e chamando atenção dos marmanjos de plantão, mas era bem vigiada e policiada pelos seus tios, Nelinho, Carlito Nunes, Maíque e o Casinho.
Extrovertida e vistosa, Nega Tide tinha a cara de nossa ilha, é uma defensora de nossa cultura e nossas tradições. Como guerreira da ilha, não poderia torcer por outro time que não o Avaí.

Mas, o patrimônio de Florianópolis, a carnavalesca Nega Tide vinha recebendo o apoio de amigos e familiares para vencer um câncer nos pés. Tide viveu um verdadeiro drama, com a possibilidade de ser necessário amputar um dos pés por conta da doença.
Só o destino pode ser tão cruel ameaçar, além da saúde, os pés de samba da sambista número um da Ilha. É como tirar a audição de Beethoven, as mãos do pianista João Carlos Martins, a voz de Sinatra, o instrumento do artista. Nega Tide era feita de RAÇA e FIBRA, não se entregava jamais e o final dessa história, temos certeza, será como um samba.
Portanto, nada de desânimo e nem de sambas tristes. Nega Tide é, foi e sempre sera um dos símbolos da beleza da Ilha, da beleza e da arte do Morro do Céu, dos morros da ilha.

SALVE, SALVE GUERREIRA...

Por: Comunicação SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário