segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O QUE É ABANDONO E ATRASO PARA A MAIORIA...NÓS VEMOS ESPERANÇA FAZENDO DO NOSSO JEITO.



Todo Mundo Junto e Misturado!!! Em Prol de uma sede própria para a CUFASC!!!

Por Clarissa Cavalcanti Teixeira (estudante do curso de Serviço Social-UFSC)

Florianópolis apresenta atualmente alterações no perfil demográfico de sua população, devido à expansão urbana e as mudanças nos padrões culturais e sociais que vem trazendo impactos de diversas naturezas para a vida das pessoas. Revelando um crescimento significativo de áreas com um grande número de pessoas vivendo em condições desfavoráveis a uma vida digna e de futuro.
O rompimento das relações familiares e sociais que sustentam o núcleo familiar expondo a criança e o adolescente em situação de risco social, tem se tornado um problema extremamente sério. O desemprego de chefes de família, o trabalho infantil, a violência doméstica, o envolvimento no tráfico de drogas e a violência das ruas, o abandono, são as conseqüências mais visíveis desta situação.
As crianças e adolescentes das comunidades carentes encontram-se privados das mínimas condições de vida e de desenvolvimento, submetidos à situação de exclusão social, muitas vezes sem perspectivas e oportunidades.
Diante deste contexto a CUFASC (Central Unica das Favelas de Santa Catarina) atualmente cumpre seu papel e realiza um trabalho de promoção, ampliação e qualificação do desenvolvimento do potencial de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, por meio de programas e projetos sociais que estimulam a educação, a cidadania, qualidade de vida e o acesso a novas oportunidades.
Atualmente a CUFASC tem seu escritório (sala) no centro de Florianópolis, porém o espaço se faz pequeno para o crescimento da instituição que visa a construção de um telecentro, quadra de esportes, cursos de capacitação, artesanato, contraturno escolar, e alfabetização de jovens e adultos e projetos culturais.
Com base nesse objetivo o coordenador geral da CUFASC, Edson Amaral, busca verbas para efetivar uma obra no local onde funcionava a AMPAF (Associação de Moradores do Parque da Figueira), que por motivos de força maior ficou ocioso durante um tempo o que fez com que algumas pessoas começassem a fazer mal uso (usar drogas, defecar, praticar sexo etc )...A comunidade revoltada depredou o lugar para impossibilitar que as atrocidades continuassem.
Desde então o Parque da Figueira e entorno estão sem uma associação e sem projetos socio culturais que combatam a ociosidade juvenil, neste intuito nos reunimos com as lideranças locais para a implantação de uma base efetiva da Central Unica das Favelas de Santa Catarina.


A CUFASC tem como objetivos:
- Construir a Sede Própria dentro das limitações do bairro João Paulo para a implantação de um Projeto Social de grande impacto para a região centro-norte de Florianópolis.

- Promover a inclusão e a transformação social de crianças, adolescentes oriundas de Comunidades e famílias menos favorecidas da região centro-norte de Florianópolis;

- Prestar atendimento de qualidade a crianças e adolescentes por dia em período de contra turno escolar;

- Oferecer: Atividades esportivas, Artísticas, Culturais e Sócio-Educacionais em um espaço desenvolvido para estas finalidades.



Vejam as fotos do local .

Um comentário:

  1. A sociedade toda tem que apoiar essa causa tão importante! Temos que dar sustentação em tds níveis aos jovens e crianças para serem adultos capazes de fazerem a diferença!

    ResponderExcluir