O programa "Cozinhas Comunitárias", da Fundação Pe. Luiz Fachini, ganhou, na noite de 28 de fevereiro, no Rio de Janeiro, o prêmio nacional Anu Preto, realizado pela Central Única das Favelas, como meio de reconhecer os principais projetos sociais do país. Também foi reconhecido como o melhor programa de Santa Catarina e a terceira melhor iniciativa do País, por contribuir para o desenvolvimento humano e social em comunidades em risco social.
Mas, mesmo provando seu valor as cozinhas, que atendem crianças de 0 a 15 anos de Joinville e região, podem chegar ao fim por falta de recursos. Também desenvolvem, paralelamente as cozinhas, o projeto Cidadão do Futuro, que oferece oficinas no contraturno escolar.
Segundo o padre Luiz Facchini,fundador das cozinhas, o custo para oferecer 1,6 mil refeições diárias a crianças em situação de vulnerabilidade social é de mais de R$ 50 mil por mês, e desde 2008 a Fundação Padre Luiz Facchini, que mantém as cozinhas comunitárias, não recebe mais repasse do município.
A esperança dos envolvidos no programa é que a visibilidade alcançada com a premiação nacional venha a sensibilizar o poder público e iniciativa privada quanto à importância do programa.
A CUFA SC convida á todos a conhecer esta importante iniciativa, assim como prestigia-la, colocando-a em pauta para que continue seu trabalho!
Quem quiser contribuir com o projeto, pode ligar para a Fundação Padre Facchini: (47) 3465-0165 .
Nenhum comentário:
Postar um comentário