sábado, 29 de março de 2014

Livro Selva de Pedra A Fortaleza Noiada de Preto Zezé




O livro trata da questão do crack no Brasil de uma forma que evita a "visão polarizada em que está pautado o debate na sociedade, em que as soluções resumem-se em internamento ou repressão". O autor, presidente nacional da nossa instituição, avaliou ser "preciso ir mais longe, compreender a complexidade deste fenômeno que assola milhares de pessoas, famílias e sociedade, principalmente, os danos sociais relacionados com a ascensão do crack no Brasil". A decisão então, em reunião na Cufa, foi dar espaço ao "usuário, que muitas vezes é retratado apenas como um doente ou um bandido que precisa ser retirado de cena para garantir a beleza da paisagem das cidades e do status quo dominante."

Para o livro, foram entrevistadas mais de 200 pessoas, em 70 comunidades. "Conheci, acompanhei e convivi durante três anos com gente de todo tipo que, por diversos motivos, variando entre a dor e o prazer, do status ao poder, da grana a fama, da fuga ao lazer, passaram a habitar a Selva de Pedra". O material também está em um DVD já lançado com o mesmo título.

"A busca aqui não é afirmar verdades, mas sim construir consensos. Não buscamos descobrir formulas mágicas, mas construir ações práticas, colaborar no cardápio de alternativas necessárias que deve ser tão diverso quanto os efeitos do crack. Na verdade também somos noiados em busca do sonho de uma sociedade, mais humana, justa, diversa e democrática", diz Preto Zezé. A Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) apoiou a publicação do livro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário