segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Cufa-SC e Instituto Engevix: Uma aliança estratégica
A motivação inicial desta parceria veio da necessidade de uma aproximação, nas atividades oferecidas pelo Instituto Engevix, com a cultura local do publico atendido, que em sua maioria vem das periferias do município da Grande Florianópolis, sendo que o programa abrange uma boa parcela das comunidades que compõem a encosta central do Maciço do Morro da Cruz, direcionando o local a buscar conhecer a cultura Hip Hop.
O hip hop é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente nas grandes metrópoles mundiais. No Brasil, é a voz cantada dos guetos, está nos grafites que embelezam ou enfeiam muros e paredes das grandes cidades, nas roupas da juventude, é um movimento que invade as metrópoles brasileiras da periferia para o centro. Para muitas crianças e jovens, o Hip Hop vem fazendo a diferença, mudando jeitos de pensar, dando oportunidades e denunciando a desigualdade social e racial.
Porém, é possível perceber a associação histórica de moradores dessas áreas a diversos aspectos negativos referentes à marginalidade, criminalidade, promiscuidade moral, dentre outros.
Talita Martinelli, assistente social do Instituto Engevix, para uma melhor aproximação com a Cultura Hip Hop, e sendo conhecedora das muitas instituições sociais e suas ações existentes em Florianópolis, buscou contato com a CUFA-SC (Central Única das Favelas), por entender que esta, possui como diretriz de ação o processo de expansão e empoderamento de crianças e jovens quanto ao processo de descentralização da prática cultural, a fim do aumento do índice de desenvolvimento humano nas comunidades. E, principalmente, por identificar que a CUFA desenvolve suas ações por meio de uma linguagem própria e urbana de conscientização, trabalhando a auto-estima da periferia, a fim de organizar, incentivar e legitimar o discurso das comunidades.
Dentro deste parecer de trabalho, a CUFA-SC atende crianças e adolescentes expostos a um cotidiano de violências múltiplas, adotando, além do mesmo público atendido pelo Instituto Engevix, aproximação entre as propostas pedagógicas, pois as duas instituições direcionam suas ações através de projetos sociais voltados a construção de novas alternativas de desenvolvimento humano. Acreditando que o esporte e a cultura são caminhos para a integração social e o intercâmbio cultural. Considerando ainda que, por adotar em seus projetos, oficinas que possuem os elementos da cultura hip hop, faz da CUFA-SC, um forte aliado para, através de um projeto em parceria, atender a necessidade encontrada pelo Serviço Social do Instituto Engevix, em contemplar atividades com esse viés, para o público atendido no local.
O resultado dessa parceria será a execução do projeto Cultura de Rua, pensado e escrito pela Coordenadora de Projetos da Cufa SC, Clarissa Cavalcanti Teixeira junto a Talita Martinelli, Assistente Social do Instituto Engevix, com base no projeto da Cufa “ A Rua Ensina”, a adaptação do projeto foi enviada e aprovada pelo edital do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) e logo terá seu inicio. Com isso iremos contemplar as 98 crianças e adolescentes do Instituto Engevix, com a oficina de Grafite, possibilitando através das atividades garantir um estimulo pela busca de qualificação profissional.
Segundo o Instituto Engevix, as crianças e adolescentes estão ansiosos pelas oficinas, e já estão trabalhando o tema na oficina de Artes oferecida pelo local.
Logo mais postaremos fotos e noticias da execução do projeto!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário