domingo, 16 de maio de 2010

ABUSO POLICIAL CONTRA CINEASTA MORADOR DA CIDADE DE DEUS

O diretor de cinema Rodrigo Felha foi humilhado por policiais na véspera de seu embarque para o Festival de Cannes na França, onde estará representando o filme “5x Favela, Agora por Nós Mesmos”.

O fato ocorreu na noite de sábado (15/5) na Praça da Cidade de Deus, na região dos apartamentos, onde o cinesta sempre morou. Ele foi vítima de abuso policial sendo obrigado a ficar em trajes íntimos na presença de outros moradores, que circulavam pela praça. O policial nem mesmo chegou a pedir sua identificação.

- Ele me chamou, mandou colocar as mãos na parede e abaixou a minha calça. Tentei puxá-la de volta, mas ele não deixou. Eram 23h, tinha gente na rua. A gente colabora com o trabalho do policial, e ele nos humilha. Fazem isso todos os dias, mas a maioria das pessoas fica acuada. Não podemos aceitar isso. – disse Felha, após ter ido a 32º DP de Jacarépagua para registrar o Boletim de Ocorrência.

MV Bill, representante da CUFA, onde Felha trabalhou por oito anos, também compareceu a delegacia, apoiando o registro da queixa contra esse tipo de abuso policial. Segundo o responsável da UPP da Cidade de Deus, o capitão José Luiz de Medeiros um inquérito será instaurado para apurar o caso.

A CUFA como instituição que trabalha diretamente em favelas e comunidades de periferia do Rio de Janeiro e de todo o Brasil, mais uma vez vem a público repudiar estes tipos de policiais, que usam do poder que a farda lhes dá para acoar e humilhar pessoas de bem, não prezando pelo real ofício que um policial deve ter, que é a proteção do cidadadão, seja este cidadão morador de favela ou morador de áreas nobres. Mais do que punição para este policial, que deve sim ocorrer, queremos a solução para que casos como esse não se repitam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário