terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Coordenador da CUFA SC recebe título da Assembléia Legislativa.


Durante a noite de ontem (12/12/11) o Edsoul - Coordenador Estadual da CUFA SC recebeu da Assembléia Legislativa de SC o título de Comendador do Estado em razão dos relevantes trabalhos sociais realizados, bem como por promover a aproximação das mídias com nossos "guetos".


Ainda, no dia de hoje (13/12/11) recebeu o prêmio RBS de jornalismo e entretenimento e o Troféu Revelação 2011.

sábado, 12 de novembro de 2011

Taça das Favelas realização CUFA

A Taça das Favelas está no ar, uma competição de futebol de campo entre 80 seleções compostas por moradores de favelas entre 15 e 17 anos, com equipes femininas e masculinas. Buscando promover a integração dessas comunidades através do esporte e, revelar novos talentos, levando em conta que os grandes gênios do futebol mundial vêm exatamente desses territórios, contribuindo assim para o aumento da auto-estima dos envolvidos.

Levando em conta que o futebol é uma paixão não só nacional como mundial, essa competição se torna de primordial importância para o envolvimento de toda a sociedade, inclusive das comunidades, nos eventos que o Brasil sediará nos próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

O esporte está sendo visto hoje como um processo de sucesso na busca da inclusão social, contribuindo com o desenvolvimento físico e motor e identificando responsabilidade, autoconfiança e integração no trabalho em grupo, respeito ao próximo e determinação para vencer.

Logo mais etapa Santa Catarina!!! Nossas inscrições já estão abertas, mande sua equipe para o e mail: comunicacaocufasc.sc@gmail.com

Assista o vídeo e confira o lançamento deste grande projeto no Rio de Janeiro na reportagem do Globo Esporte!!! Emocione-se!


TROFÉU RAÇA NEGRA

A cerimônia de entrega da nona edição do troféu raça negra se aproxima, será realizada dia 13 de novembro, o que para nós é uma data mais que especial, primeiramente pelo que o prêmio representa socialmente, homenageando e pondo em cena os muitos talentos negros que possuímos. Colaborando pra que os estereótipos historicamente construídos com base no racismo passem a ser cada vez mais distantes de nossa realidade, trabalhando no sentido de equidade entre as raças.

Em segundo porque entre os concorrentes deste prêmio, na categoria Jornalismo Televisivo estão, Edson Amaral (Ed Soul Cufa) que apresenta o “Alô Comunidade” na RBSTV SC e Manoel Soares apresentador do programa “Comunidade Já” na RBSTV RS. Parte de nossa alegria e orgulho encontra-se justamente por estes Talentos promoverem a igualdade étnica e o combate ás desigualdades sociais não só através de seus trabalhos jornalísticos, mas também, estendendo e ampliando suas ações pelos cargos ocupados na CUFA como coordenadores gerais das bases de seus estados.

A indicação de nossos companheiros por si já é um indicador de que suas atividades merecem reconhecimento e admiração!100% ORGULHO! Parabéns a todos indicados e boa sorte!

Bora Ed Soul CUFA Santa Catarina está na torcida, compartilhamos de sua alegria coordenador!!!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Circuito Troca de Idéias 2011

O Circuito Troca de Idéias tem como objetivo informar, lembrar e mostrar a crianças, jovens e adultos todos os problemas e soluções que possam ser tomadas a cerca do crack. O projeto promove aproximação, debate e esclarecimento. Fortalecendo as ações de enfrentamento ao consumo de crack em Santa Catarina. Trazendo informações qualificadas (dados estatísticos) relativas ao crack. Para, conscientizar o público alvo, o prevenido contra o uso de drogas. O projeto ganha cada vez mais força em 2011, já atingimos mais de 2.000 expectadores, continuaremos na luta! Bora assistir um pouquinho da " troca de ideia" coordenada com maestria por nosso coordenador da CUFA SC, Edson Amaral!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CUFA e MMA travam luta social

“Maior evento de MMA do Brasil faz parceria com a Cufa para realizar torneios em favelas pelo país”. Está é a chamada da matéria realizada pelo extra.globo.com, nesta quarta feira, em sua pagina na internet. A parceria proporcionará, no decorrer do ano que vem a realização de 27 eventos em diferentes estados. No dia 22 desse mês, o Jungle Fight, maior evento de MMA da América Latina, terá seu inicio na Cidade de Deus. A partir daí será tirado o modelo a ser seguido pelos demais estados. Após conversa entre o presidente do Jungle Fight, o ex-lutador Wallid Ismail e Celso Athayde ficou acordado incluir o braço social da Cufa ao evento, levando educação sobre o esporte e estrutura para academias de regiões carentes. Segundo Wallid Ismail será o primeiro de muitos eventos de altíssimo nível com a Cufa. O Jungle Fight na Cidade de Deus será aberto ao público. Teremos a disputa pelo cinturão interino até 66Kg, entre os lutadores Alexandre Pulga e Diego ‘’Akita’’. Dois moradores da CDD (Atila Lourenço e Evandro) e dois estrangeiros também entrarão no ringue: o americano Peter Simone e o Peruano Diego Akita. Hoje temos a maior seleção mundial de atletas lutadores e somos referencia mundial neste que é o esporte que mais cresce no mundo. O esporte cresce em praticantes, em geração de renda, mídia, e adequação de regras que visam, sobretudo, a proteção dos atletas, além da inclusão social agregada.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O sucesso da CUFA - SC no Evento Prefeitura Cidadã

Mais uma vez ocupamos espaço fazendo do nosso jeito!
Tivemos a participação dos artistas Rudah Zion,Rael Ldc, Mih Chelle, Dj Naomi, Leonardo Dj Kalango, Fonte Natural (hip hop), Wagz Nos Trink Criu e sua gang (break), Rhuan Rzilla, Aipmo Correria Constante e Cristiano Japônes Samurai da Coloninha (grafite)! A primeira apresentação musical foi a do Fonte Natural, um sucesso! O grupo é um exemplo de perseverança. Brilhantemente deram inicio as muitas atrações trazidas pela CUFA-SC.
Logo, tivemos a voz e atitude do Armazém, os meninos deram um show! O público logo foi chegando, adultos, crianças... todos misturados e atentos ao break que rolava ao som do grupo.
Mais tarde no estande da CUFA-SC, enquanto rolava o Campeonato Metropolitano de Basquete de Rua, Rael LdC, Rudha Zion e Mih, embalaram os jogos e encantaram a todos presentes com suas rimas, mostrando que o rap tem muito a dizer, família, união, amor, esperança...
Tudo embalado com as bases do Dj Naomi e Dj Kalango, com as mais pesadas, o que fez toda a diferença, os caras são feras!
Também em nosso estande tivemos os meninos do Grafite, não tinha quem não parece para prestigiar a arte, todos batendo fotos e parabenizando os artistas.
Um salve pra gangue do Break que deram forma e movimento ao Hip Hop. O significado literal do Hip Hop é saltar (hip) movimentando os quadris (hop). Mas enquanto movimento cultural, seu significado é bem maior: O hip-hop deve ser visto como constituído, a princípio, por três formas de expressão cultural: a música (rap), a dança (break) e as artes plásticas (grafite). O Rap, enquanto narrativa, exprime diversos elementos expressivos, conotativos e poéticos. Além de apresentar personagens, tempo, espaço e ação bem reais, é, igualmente, um veículo de informação e de difusão sobre as expressões da questão social. Outra grande atração foi o Campeonato Metropolitano de Basquete de Rua! A disputa foi acirrada e deu um show de talentos, deixando todos vidrados! Em primeiríssimo lugar a equipe Tsunami! Parabéns meninos! Mereceram o troféu!
Com o segundo lugar a equipe União! Parabéns equipe! Em terceiro os Bitches Team! É isso ai, parabéns! Na sequencia… Moio Kent, Apple Street Jobs, Diamond Shit. Cada vez mais difundido o Basquete de Rua ganha adeptos preocupados com a vitória e também com os lances, as apresentações, improvisos, jogadas espetaculares se tornando além de técnico um jogo muito “bonito”, quem esteve presente pôde conferir! Vida Longa ao Basquete de Rua!
A CUFA-SC entende que a sociedade atual sofre com diversas formas de exclusão social, sendo a juventude inserida nesta problemática por falta de alternativas saudáveis que possam colaborar na construção de uma personalidade confiante e autônoma. Por isso mais uma vez estamos orgulhosos de poder valorizar quem é da gente! Contribuindo para que muitos talentos escondidos sejam postos em cena, enquanto protagonistas de suas próprias raízes culturais.
Parabéns a todos que fizeram desse evento um sucesso!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Cufa-SC no Evento Prefeitura Cidadã

O evento será realizado no dia 08 de outubro, das 09:00h às 17:00h no Centro da cidade de Florianópolis ( Praça XV), a CUFA SC terá um Stand onde divulgaremos nossos projetos e nossa história - contaremos ainda com apresentações de Grafitte, MC´s e a realização do Campeonato Metropolitano de Basquete de Rua! ! As inscrições para o campeonato serão realizadas no local até as 13 horas. Traga sua equipe ou apenas venha prestigiar o evento!!

Cufa-SC e Instituto Engevix: Uma aliança estratégica

A motivação inicial desta parceria veio da necessidade de uma aproximação, nas atividades oferecidas pelo Instituto Engevix, com a cultura local do publico atendido, que em sua maioria vem das periferias do município da Grande Florianópolis, sendo que o programa abrange uma boa parcela das comunidades que compõem a encosta central do Maciço do Morro da Cruz, direcionando o local a buscar conhecer a cultura Hip Hop. O hip hop é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente nas grandes metrópoles mundiais. No Brasil, é a voz cantada dos guetos, está nos grafites que embelezam ou enfeiam muros e paredes das grandes cidades, nas roupas da juventude, é um movimento que invade as metrópoles brasileiras da periferia para o centro. Para muitas crianças e jovens, o Hip Hop vem fazendo a diferença, mudando jeitos de pensar, dando oportunidades e denunciando a desigualdade social e racial. Porém, é possível perceber a associação histórica de moradores dessas áreas a diversos aspectos negativos referentes à marginalidade, criminalidade, promiscuidade moral, dentre outros. Talita Martinelli, assistente social do Instituto Engevix, para uma melhor aproximação com a Cultura Hip Hop, e sendo conhecedora das muitas instituições sociais e suas ações existentes em Florianópolis, buscou contato com a CUFA-SC (Central Única das Favelas), por entender que esta, possui como diretriz de ação o processo de expansão e empoderamento de crianças e jovens quanto ao processo de descentralização da prática cultural, a fim do aumento do índice de desenvolvimento humano nas comunidades. E, principalmente, por identificar que a CUFA desenvolve suas ações por meio de uma linguagem própria e urbana de conscientização, trabalhando a auto-estima da periferia, a fim de organizar, incentivar e legitimar o discurso das comunidades. Dentro deste parecer de trabalho, a CUFA-SC atende crianças e adolescentes expostos a um cotidiano de violências múltiplas, adotando, além do mesmo público atendido pelo Instituto Engevix, aproximação entre as propostas pedagógicas, pois as duas instituições direcionam suas ações através de projetos sociais voltados a construção de novas alternativas de desenvolvimento humano. Acreditando que o esporte e a cultura são caminhos para a integração social e o intercâmbio cultural. Considerando ainda que, por adotar em seus projetos, oficinas que possuem os elementos da cultura hip hop, faz da CUFA-SC, um forte aliado para, através de um projeto em parceria, atender a necessidade encontrada pelo Serviço Social do Instituto Engevix, em contemplar atividades com esse viés, para o público atendido no local. O resultado dessa parceria será a execução do projeto Cultura de Rua, pensado e escrito pela Coordenadora de Projetos da Cufa SC, Clarissa Cavalcanti Teixeira junto a Talita Martinelli, Assistente Social do Instituto Engevix, com base no projeto da Cufa “ A Rua Ensina”, a adaptação do projeto foi enviada e aprovada pelo edital do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) e logo terá seu inicio. Com isso iremos contemplar as 98 crianças e adolescentes do Instituto Engevix, com a oficina de Grafite, possibilitando através das atividades garantir um estimulo pela busca de qualificação profissional. Segundo o Instituto Engevix, as crianças e adolescentes estão ansiosos pelas oficinas, e já estão trabalhando o tema na oficina de Artes oferecida pelo local. Logo mais postaremos fotos e noticias da execução do projeto!

domingo, 2 de outubro de 2011

Circuito Troca de Idéias

A CUFA-SC vem apresentar-lhes um de nossos projetos que vem se fazendo uma ferramenta eficaz no que diz respeito ao controle da ociosidade de crianças, jovens e adolescentes na região da grande Florianópolis e demais municípios onde possuímos sede de nossa instituição. No ano de 2010 implantamos o workshop's de prevenção ao uso e comercio do CRACK. junto a Fundação Mauricio Sirotski Sobrinho, Faculdades Estácio de Sá, Colégios Autonomia, Rotary Club e Gerdau. Pela disposição de querer auxiliar outras pessoas, procuramos caminhos para previnir o maior mal evitável deste final de milênio. Quanto mais alguém souber sobre as drogas, mais condições terá para decidir usá-las ou não. Uma informação pode ser trocada por outra mais convincente e que atenda aos interesses imediatos da pessoa. O uso ilícito de drogas nos últimos anos tem aumentado num ritmo alarmante e tem ultrapassado todas as fronteiras sociais, econômicas, políticas e nacionais. Esse aumento pode ser atribuído a vários fatores, entre os que figuram a falta de informação fidedigna sobre os perigos a longo e curto prazo do consumo de drogas; ao caráter limitado das atividades preventivas (quase que inexistentes em nosso país), e a falta de consciência sobre a magnitude do problema. A CUFA SC preocupada com a alarmante proliferação do uso de crack, através do Circuito Troca Idéias, busca orientar e informar sobre o tema, de forma diferencia. Atualmente a problemática atinge a todas as camadas das metrópoles, levando crianças ao vicio fácil e a morte rápida, aumentando cada vez mais seu rastro de destruição. Ações como essa que abordam problemas tão chocantes, como são os casos de envolvimento de jovens com o crack no Brasil, faz com que pessoas se mobilizem e tenham atitudes como está, para que os jovens do nosso Brasil conheçam a fundo esta pandemia. Nosso coordenador em Santa Catarina, Edson Amaral, possui um vasto conhecimento sobre drogadição e apresenta os whorkshops com maestria, usando uma linguagem de fácil entendimento e aceitação por parte do público atendido. Acreditamos que a prevenção do uso indevido de drogas – mediante a sensibilização, a educação e a ação – é fundamental para lograr deter o uso indevido de drogas e a criminalidade associada à mesma. Para aquelas pessoas que se iniciaram no uso indevido de drogas, a educação brinda um caminho para uma intervenção e um tratamento com êxito, para sensibilizá-las sobre os riscos e perigos do uso indevido e continuado de drogas, e lhes ajuda a deixar seu uso. Em 2011 fomos convidados a iniciar o “Circuito troca de Idéias” em unidades de ensino particulares e públicas da grande Florianópolis, para nossa felicidade a “troca de idéias” está novamente sendo um sucesso, os workshop's são inovadores e únicos em nosso estado, tendo uma aceitação muito positiva. Prova disto é que as unidades de ensino passaram a nos contactar devido ao numero de alunos solicitando o mesmo em suas escolas, expandindo cada vez mais. Avaliamos ser de grande valia a aplicação do projeto nas unidades de ensino publicas e/ou particulares, secretarias, congressos, assim como em empresas e áreas de vulnerabilidade social. DIVULGUE ESSA INICIATIVA E FAÇA PARTE DA CORRENTE CONTRA O CRACK!

domingo, 25 de setembro de 2011

Alô Comunidade! Alô Forquilhinhas! 24/09/2011

Começou a ser habitada na década de 70, e hoje é um dos maiores bairros de São José! O quadro de hoje traz uma linda surpresa para o Ed Soul! Bora conferir?! "Eu quero ver paz, amor e prosperidade, se liga no papo rapaz, Alô Comunidade"!

Alô Comunidade! Alô Mont Cristo! 17/09/2011

Essa comunidade possui vida própria, é uma cidade completa! Cerca de 30 mil moradores, união, música, muita história pra contar e cada figura...Bora prestigiar?!

Alô Comunidade! Alô Mont Serrat! 10/09/2011

Sua fundação data do séc.18 quando era pouco habitado, hoje possui 20 mil moradores.A comunidade revela uma história de talentos, descontração e a Embaixada Copa Lorde! Bora?!

Alô comunidade! Alô Condomínio Argos! 03/09/2011

Bora pro maior condomínio de Santa Catarina! Mais de 2 mil habitantes com 30 anos de existência! Além de ser uma grande comunidade, é também uma grande família!

Alô Comunidade! Alô Tapera! 27/08/2011

Vamos pro sul da Ilha? Tapera = Casa Abandonada. Amizade, união, alegria e a famosa rua do Juca! Desde seu inicio muita coisa mudou, bora prestigiar mais uma comunidade!

Alô Comunidade! Alô Quilombo! 20/08/2011

Muito batuque, amor, família e realizações!!! Bora conferir?!

sábado, 24 de setembro de 2011

Alô Comunidade! Alô Caeira! 13/08/2011

Bora conhecer o Morro da Caeira!!! beleza, música, artes plasticas, teatro, solidariedade, realizações positivas, exemplos de união e esperança num mundo melhor!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Chega Mais, Morro do Horácio!






O ALÔ COMUNIDADE foi visitar o Morro do Horácio, um local conhecido pelas apreensões de droga e de arma, o quadro traz a oportunidade de conhecermos o SORRISO do local!! Descubra a alegria, a musicalidade, a união, a confraternização, o amor pela comunidade, os personagens que se destacam...e alegre-se junto com o Morro do Horácio!! Confira!!!


Alô Coloninha!!

No quadro do dia 30/07 o ALÔ COMUNIDADE mostra Coloninha, amor, amizade e união. Conheça a história de mais uma comunidade, se iniciou com apenas quatro casinhas hoje possui 30 mil moradores. Confira a escola de Samba Unidos da Coloninha, o Tio Boca, a Dona Dêla da Canja e muito mais!!!




sexta-feira, 22 de julho de 2011

Morro da Caixa - Uma história de amor S2.

O morro da caixa que fica no continente tráz para o Alô Comunidade muita cumplicidade e o samba embalando o coração dos moradores.
Edsoul vem trilhando este programa com muita dedicação e sintonia com as comunidades envolvidas , gerando uma simpática harmonia a cada programa apresentado.

terça-feira, 12 de julho de 2011

ALÔ COMUNIDADE - Por uma Chico Mendes Consciente..

O Segundo episódio do ALÔ COMUNIDADE foi na comunidade Chico Mendes que mostrou muita consciência ambiental.
A comunidade se organizou separando o lixo e fazendo compostagem o que trouxe muitos beneficios para todos.
Essa é só uma das muitas atividades exercidas pela comunidade, assistam , comentem dêem suas sugestões , é importante a participação de todos nessa caminhada.



Edsoul com seu jeito carismático e conquistador chega chegando, articulando as pessoas a apresentar a comunidade , cada espaço, cada pessoa, cada grupo que colabora para um melhor convivio em uma comunidade carente de recursos mais sobrevivendo com dignidade e alegria.

Máximo respeito Chico Mendes o AlÔ COMUNIDADE agradece! o/

terça-feira, 5 de julho de 2011

ALÔ COMUNIDADE - O coração das comunidades na sua telinha.

É com muita satisfação e orgulho que compartilhamos o primeiro episódio do quadro “ALÔ COMUNIDADE”, um espaço de cultura, valorização, alegria, samba, projetos sociais.
Quebrando paradigmas, mostrando o carisma, a inspiração, a força e união das comunidades. Conheça o bar da Nenê, o Seu Cabeludo e o amor pelo carnaval, a Dona Luci mãe de 22 filhos, Solange Adão e seu amor pelo Mocotó, o grupo Mitos e a garra de sua coordenadora e tantas outras histórias emocionantes como a história da família tradicional do Mocotó, Bittencourt.
Aproveitamos para agradecer primeiramente ao Celso Athayde por seu exemplo, incentivo, garra, dedicação e principalmente por sua luta em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.E agradecer também a oportunidade ao Amauri Soares (Diretor Executivo da Rede Globo),Anselmo Prada (chefe de redação RBSTV)aos diretores Aurelio Espindola e Ligia Gastaldi e a produtora do quadro Caroline Oliveira.



Muita emoção!!!

terça-feira, 28 de junho de 2011

ESTREIA "ALÔ COMUNIDADE" com EDSOUL.


Estréia dia 2 de julho no JA o quadro "ALÔ COMUNIDADE" com EDSOUL, coordenador estadual da CUFA (Central Única das Favelas) em Santa Catarina. É um forte representante das comunidades, que possui destaque por seu envolvimento na luta pela garantia dos direitos, valorização e abertura de espaço para população advinda desses locais. Vem mostrando, através de suas iniciativas, que possui garra, esperança e coragem para mudar a história de um povo consciente de suas necessidades.

Boas iniciativas devem ser valorizadas, assistam e divulguem, informação, diversão , cultura e muito mais vão entreter vocês.

Até lá!






sexta-feira, 10 de junho de 2011

A Cufa da Adeus a um dos seus fundadores

O corpo do Rapper Odilone um dos fundadores da Cufa , foi encontrado hoje no Iml do Rio de janeiro.Sua morte ainda não foi esclarecida.





Sabemos que neste momento difícil as palavras pouco confortam, são etapas da vida que nos custam sempre aceitar, mas eternamente ficam as memórias e as infíndáveis recordações.
A Cufa (Sc) da as sentidas e sinceras condolências à
Nega Gizza, filhos e familiares.

Neste Delicado momento receba nosso apoio e solidariedade!

Eles Vivem!

Eles não morreram.

Estão vivos.

Compartilham-te as aflições, quando te lastimas sem consolo.

Inquietam-se com a tua rendição aos desafios da angústia quando te afaste da confiança em Deus.

Eles sabem igualmente quanto dói a separação.

Conhecem o pranto da despedida e te recordam as mãos trementes no adeus, conservando na acústica do espírito as palavras que pronunciaste, quando não mais conseguiam responder às interpelações que articulaste no auge da amargura.

Não admitas estejam eles indiferentes ao teu caminho ou à tua dor.

Eles percebem quanto te custa a readaptação ao mundo e à existência terrestre sem eles e quase sempre se transformam em cirineus de ternura incessante, amparando-te o trabalho de renovação ou enxugando-te as lágrimas quando tateias a lousa ou lhes enfeitas a memória perguntando porque....

Pensa neles com saudade convertida em oração.

As tuas preces de amor representam acordes de esperança e devotamento, despertando-os para visões mais altas da vida.

Quando puderes, realiza por eles as tarefas em que estimariam prosseguir e te-los-ás contigo por infatigáveis zeladores de teus dias.

Se muitos deles são teu refúgio e inspiração nas atividades a que te prendes no mundo, para muitos outros deles és o apoio e o incentivo para a elevação que se lhes faz necessária.

Quando te disponhas a buscar os entes queridos domiciliados no Mais Além, não te detenhas na terra que lhes resguarda as últimas relíquias da experiência no plano material...

Contempla os céus em que mundos inumeráveis nos falam da união sem adeus e ouvirás a voz deles no próprio coração, a dizer-te que não caminharam na direção da noite, mais sim ao encontro de Novo Despertar.





Adeus Odillon, que sua luz brilhe e ilumine ainda mais os caminhos de sua familia!!!




segunda-feira, 6 de junho de 2011

Edson Amaral (Coord. CUFA-SC) fala sobre drogadição no programa Educação e Cidadania na RECORD NEWS.


No ultimo dia 27/05/2011 Edson Amaral esteve no programa Educação e Cidadania (Record News) para uma " Troca de Idéias" com a jornalista Maria Odete Olsen, a pauta em questão foi a ploriferação do CRACK e do OXI em Santa Catarina, o projeto " Circuito Troca de Idéias" e também a problemática do uso de entorpecentes nas unidades de ensino em geral.





O Bonde não Para!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Converse Block Party - BRASIL





Integrantes da equipe de skatistas patrocinados pela Converse no Brasil, os CONS Riders “Biano” Bianchin, Carlos Ribeiro, Daniel “Crazy”, “Jay” Alves e Renato de Souza estarão presentes para apresentações nas áreas de skate montadas na Lapa. Como não poderia ser diferente, também vão invadir as outras áreas e atacar de MCs, DJs, ballers, dancers e o que mais aparecer pela frente. Além disso, durante todo o dia nas três estruturas montadas especialmente para a Converse Block Party, vão rolar competições abertas ao público e para convidados, contando com a presença de alguns dos melhores skatistas do Brasil.



MINI RAMPA Converse Skateboard fará a doação oficial de uma mini ramp para a CUFA (Central Única das Favelas) durante a Converse Block Party. Mas antes disso, a pista de 11m de comprimento por 9m de largura e até 2m de altura, que é uma das maiores mini ramps móveis de madeira do Brasil, receberá a apresentação da equipe Converse e será palco de uma competição entre skatistas profissionais convidados.

Categoria: profissional

Premiação:

1º lugar: R$ 4 mil

2º lugar: R$ 2,5 mil

3º lugar: R$ 1,5 mil


Maiores informações acessem o site : http://converseblockparty.com.br/skate/

sábado, 30 de abril de 2011

CUFA fecha parceria nacional com Ministério da Saúde de ação contra o crack

CUFA (Central Única das Favelas) fechou parceria Nacional com o Ministério da Saúde de mobilização, prevenção e campanha sobre crack em todos os estados da federação. A Instituição entende que esta droga é caso de saúde pública, ou melhor, segurança nacional, ela vem destruindo a vida de pessoas de todas as idades, causando transtornos sem medidas.

Assista o vídeo onde Dilma Rousseff, agora Presidenta da Republica, declara que a paternidade do Programa Nacional Anti Drogas do Governo federal é da CUFA.







Presidenciáveis e CUFA Unidas contra o Crack e a Merla

quarta-feira, 13 de abril de 2011

O novo Clipe MV Bill Causa e Efeito - Nossa voz tá no ar!!!!




A corrupção pode ser encarada como sendo produto da forma de vida de uma sociedade preocupada com coisas materiais, onde as pessoas são julgadas pelo que possuem e pelo que são! Conhecimento é a unica coisa que nos diferencia uns dos outros!! Vamos nos superar, sendo agentes da transformação social!! Somos muitos!!! Munidos de uma consciência social que nos liberta, seremos os detentores do poder.
"A superação me emociona
Mas a apatia dos irmãos me decepciona
Vivemos da democracia que funciona
Condição social que aprisiona..." ( MV BILL)






A corrupção permite que atrocidade ultrapasse seu limite
Por mais que parte elite evite
Um afrogenocidio existe onde pessoas morrem por conta da cor
Com sobrenome comum não temos valor
Artista câo, que fala de amor,
Não fecha com nois nem na hora da dor
Por isso eu faço do meu palco um pupito
usando minha voz contra um Brasil que é corrupto
Impunidade fala mais alto
Os homens de preto sobem o morro pra defender o asfalto
que impotente, assistem a tragédia
No desnivel entre a favela e a classe média
Que tratam o guetto como se fosse a África
numa distancia que nem chega a ser geográfica...


Combatente não aceita
Comando de canalha que a nós não respeita
Excluído, iludido
Quem nasce na favela é visto como bandido
Rouba muito, magnata
Não vai para cadeia e usa terno e gravata
Causa e efeito
Só dever sem direito.

segunda-feira, 28 de março de 2011

A CUFA-SC firmou mais uma parceria, com o Instituto Engevix.

O Instituto Engevix atende crianças e adolescentes no entorno do Morro da Caixa, comunidade localizada no Maciço do Morro da Cruz (Florianópolis-SC).


Em reunião, nesta ultima sexta-feira, Edson Amaral ( coordenador- CUFA SC) e Clarissa Cavalcanti (projetos CUFA- SC) acordaram com a equipe pedagógica do Instituto Engevix a implantação do Projeto "A Rua Ensina" no seu cronograma, a parceria se deu através da necessidade de realizar oficinas das vertentes da cultura de rua junto ao publico atendido no local.

Na próxima quarta-feira a CUFA SC fará um pocket da oficina de Dj, com Naomi, dando início a nossa parceria.


A cultura de rua tem inspirado o surgimento de tipos de expressões que estão presentes na dança, musica, moda e principalmente ditando comportamento, neste curso o objetivo do projeto é fazer com que o público atingido possa vivenciar todo esse universo cultural, e leva-lo a descobrir que a periferia também faz arte, a verdadeira arte de rua.

A sociedade atual sofre com diversas formas de exclusão social, sendo a juventude inserida nesta problemática por falta de alternativas saudáveis que possam colaborar na construção de uma personalidade confiante e autônoma. Além disso, não têm facilmente à sua disposição o desenvolvimento de atividades que já fazem parte da sua realidade cultural e, que explorem a sua própria iniciativa sem qualquer imposição. Dentro desta proposta de trabalho, a CUFA/SC busca incentivar, desenvolver e ampliar a visão de mundo da juventude exposta a um cotidiano de violências múltiplas, através de projetos sociais voltados a construção de novas alternativas de desenvolvimento humano. Acreditando que o esporte e a cultura sejam caminhos para a integração social e intercâmbio cultural.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Estratégias contra o crack - CUFA SC se reúne com Secretario de Segurança Pública de Santa Catarina.




No ultimo dia 17, integrantes da CUFA SC, Edson Amaral (coordenador Estadual), Clarissa Cavalcanti (administrativo), Muriel Guitel e Babyton Santos (setor de projetos), reuniram - se com o Secretário de Segurança Publica do Estado de Santa Catarina, Sr. César Augusto Grubba, também estavam presentes na ocasião o Delegado Sr. Marcio Fortkamp e o Promotor de Justiça Dr. Onofre Agostini. O encontro teve como meta apresentar os projetos da CUFA SC para 2011, e propomos para a secretaria a expansão do projeto "Circuito Trocando Idéias" o qual temos o intuito de itinerar inicialmente por 18 municípios catarinenses, trabalhando a prevenção do comércio e uso de crack com crianças, jovens e adolescentes. Edson Amaral, ao discorrer sobre o projeto, deixou claro em sua fala que é preciso difundir cada vez mais o conhecimento sobre o crack e seus efeitos, para que tenhamos uma discussão qualificada e um real enfrentamento da droga.



A informação a respeito a estes problemas vem sendo cada vez mais procurada por escolas, organizações e famílias, afim de que os jovens fiquem atentos a este problema deixando eles cada vez mais seguros que este caminho das drogas é um caminho sem volta.

A CUFA SC preocupada com a alarmante proliferação do uso de crack, através do circuito trocando idéias, busca orientar e informar sobre o tema.


O secretario se mostrou interessado pelas propostas apresentadas e seu dialogo perpassou pela questão da necessidade das ações de enfrentamento a cerca do tema absorverem um caráter preventivo e menos repressor. Avaliando que nossos projetos vão de encontro com os métodos que serão implantados por esta nova gestão.





sábado, 12 de março de 2011

Do direito das mulheres negras se sentirem mulheres.



Por Neusa Baptista :


Há cerca de duas semanas, cortei curtinho meu cabelo. O cabelo, aliás, me surpreende a cada dia com sua capacidade de revelar e provocar. Foi o que aconteceu desta vez.Por onde eu andava, cabeças masculinas e femininas se viravam para ver meu cabelo. A princípio, pensei comigo mesma: o que foi que eu fiz? Sentia-me menos mulher e ao mesmo tempo pensava: agora preciso me vestir com muita feminilidade, pois com este cabelo curto, posso passar por homem. De repente me vi numa loja de 1.99 em meio a tic tacs, lacinhos, brincos coloridos e outras coisas. Na ânsia de mostrar o quão feminina era, tornei-me mais feminina mesmo. Em atos e palavras. Por que isso não tinha acontecido antes? Com meu cabelo crespo e curto, recebi muitos olhares de reprovação, riso, espanto. Além de crespo, ainda curto! Pasmem! Comentei com meu cabeleireiro (Jair Vip’s, um beijo!) que “mulher de cabelo curto sofre preconceito” e ele ficou espantado! Aos poucos, fui me acostumando e aprendendo a ‘dominar’ o meu curtinho, de modo que ele parecesse ao mesmo tempo, natural e bem cuidado. Engraçado, é só a gente começar a se achar bonita que as pessoas em volta fazem coro! O contrário também acontece, claro. Quer que os outros falem bem de você? Comece a falar bem de você. E isso não pode ser do tipo “Eu sou o máximo”, mas do tipo “ Nós podemos ser o máximo juntos”. Piegas né? Não consegui pensar em nada melhor. rs. Enfim. O meu cabelo curtinho me obrigou a pensar mais em minha feminilidade. E isso se deu ainda somado ao fato de ele ser crespo. Isto é, geralmente, os homens negros utilizam o cabelo raspado e as mulheres alisado. Portanto, o fato de eu ser negra não me ajudava muito mesmo. Mas se tem uma coisa que eu gosto é de chamar a atenção para o meu cabelo! Sério. Quando meu cabelo não chama a atenção, eu acho que ele não cumpriu seu papel, que é o de ser mensageiro de algo positivo sobre a negritude. Enfim. Tal como ocorreu há muitos anos com o meu penteado rastafári, o curto que a princípio parecera ‘feio’ e ‘masculino’ se revelou, na verdade, versátil, irreverente, delicado e feminino! Mas a meu ver, isso só aconteceu porque era crespo, e porque eu sou negra, e sou mulher. Muitos papéis, significados, lugares, atitudes a tomar… Para pra pensar: se a mulher branca (ou não negra) já tem problemas, pensa na negra. Pensa. Então, por isso quando vejo uma mulher negra se destacando, não sei da vida íntima dela, mas imagino que deva ter enfrentado alguns obstáculos que poderiam ter sido evitados se o País fosse menos racista, machista etc. Por isso, neste 8 de Março, um abraço especial a todas as mulheres pretas (negras, pardas, índias, gordinhas, baixinhas, comuns) do Brasil.

terça-feira, 8 de março de 2011

Dia 8 de março - Dia internacional da mulher





Texto : por Clarissa Cavalcanti (Cufa -Sc)
Arte design: Ana Ostapenko (Cufa - Ms)


História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

(fonte: http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.)

A luta continua

E no ano de 2011 é escolhida a primeira Presidenta do Brasil , e mais uma vitória se concretiza, de fato as mulheres exercem um papel fundamental na vida dos seres humanos , onde elas geram vidas e ainda cuidam delas como ninguém , podendo governar e fazer o seu papel de mãe protetora, com responsabilidade e carinho em cada papel que exercer!

Mulher Brasileira , guerreira que enfrenta a vida de cabeça erguida eis o seu dia para desfrutar suas lutas e conquistas merecidas!

Nós acreditamos, lutamos e vencemos muitas batalhas!\o/

quarta-feira, 2 de março de 2011


Na tarde de 24 /02/2011 Edson Amaral(coordenador geral da Cufa -Sc) e Clarissa Cavalcanti (coordenadora de projetos - Florinaópolis) tiveram uma reunião com a Sra. Graça Carneiro que preside um dos principais projetos sociais de Santa Catarina (Projeto Caeira 21), que funciona dentro de uma das Escolas de Samba de Florianópolis (Consulado do Samba),eles foram até a agremiação no intuito de unir nossas ações e implantar um nucleo de cursos e oficinas no local.A parceria foi recebida com entusiasmo por parte da anfitriã que relata se sentir muito feliz em poder de alguma forma trabalhar com a CUFA, implantaremos o A RUA ENSINA, ODARA, e amostras de cinema a principio.
Enfim, felicidades mil "O BONDE NÃO PARA"

domingo, 27 de fevereiro de 2011

CUFA SC articulou ida de MV Bill no morro 25 em Florianópolis.

A frente da articulação da ilustre visita ao morro estava o coordenador catarinense da CUFA, Edson Amaral.





Entre os compromissos do cantor MV Bill em sua estadia em Florianópolis estava a visita ao morro do 25, que aconteceu nessa quinta-feira. Foi um momento muito especial onde a cena ficou marcada pela consciência de inclusão social do artista pois, ao mesmo tempo que atinge o publico das badaladas casas noturnas de Santa Catarina, também sobe os morros indo até muitos fãs que não frequentam tais locais. A mobilização foi geral, todos diziam " O Bill ta no morro" e a noticia se espalhava movimentando desde os mais velhos até os mais novos. Depois de caminhar pelas ruas o cantor fez uma parada no Jaison Bar onde seguiu dando muitos autógrafos, tirou muitas fotos e encantou a todos com sua atenção, simplicidade e simpatia. Os moradores além da presença de Bill na comunidade, ganharam cds e camisetas.


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Nova presidência da CUFA é empossada!



Preto Zezé do Ceará e Karina Santiago do Mato Grosso são os novos presidentes, configurando a descentralização do poder, uma das prerrogativas defendidas pela entidade.

Por Comunicação CUFA SC

A posse da nova presidência da CUFA Brasil foi realizada no Teatro José Alencar, na cidade de Fortaleza (CE), no último dia 16, foi um momento especial, onde as caras do poder eram as caras do amor, transformando em carisma tudo que é estigma. MV Bill e Nega Gizza passaram os cargos de presidência e vice-pre
sidência, a Preto Zezé e Karina Santiago. Como manda a tradição, o símbolo da CUFA, o pássaro Anu, confeccionado em madeira, foi levado até os presidentes pelas mãos de representantes de cada um dos 27 estados, simbolizando a força, união e o desejo de prosperidade aos novos representantes da CUFA BRASIL.

Os temas abordados pelo Mv Bill e Nega Gizza, em seus discursos, perpassaram pela importância do trabalho social para a sociedade e também a cerca da descentralização do poder, algo defendido e praticado pela entidade em todas as esferas, seja ela pública, privada e principalmente social.


Como representante da prefeita de Fortaleza estava o coordenador de articulação política, Srº Waldemir Catanho, que cumprimentou Preto Zezé e Karina Santiago.O diretor de Comunicação da Rede Globo, Luiz Erlanger também participou da cerimônia de posse e garantiu a parceria entre a emissora e a CUFA. Em sua fala ressaltou ser um dos maiores fãs da instituição. Segundo ele, “a CUFA é um movimento social extraordinário”.




A cerimônia foi carregada de grandes emoções e momentos inesquecíveis, dois convidados contribuíram para esse andamento: Mano Brow e Raimundo Fagner, duas jóias da música brasileira. Eles subiram ao palco e cumprimentaram os empossados, além de falar da importância deste novo momento na CUFA.



Os temas abordados pelo Mv Bill e Nega Gizza, em seus discursos, perpassaram pela importância do trabalho social para a sociedade e também a cerca da descentralização do poder, algo defendido e praticado pela entidade em todas as esferas, seja ela pública, privada e principalmente social.

Falando em "Social " todos estavam muito elegantes, em particular nosso Coordenador Edson Amaral, arrasou no figurino e mostrou liderança frente as causas sociais. Ele representou muito bem santa catarina junto a seus colegas Clarissa Cavalcanti e Leandro Fonseca.


É A CUFA MAIS UMA VEZ MOSTRANDO CARA , TRAFICANDO INFORMAÇÃO E CELEBRANDO ESSA UNIÃO!!!


JUNTOS E MISTURADOS!!!