sexta-feira, 20 de novembro de 2009

SEMANA DA CONCIÊNCIA NEGRA..PARTICIPAÇÃO ATIVA DA CUFA-SC...



MV BILL faz abertura do projeto Cine Arte e Cidadania – O Cinema na Tela da Favela é um projeto de cinema itinerante de realização da CUFA Laguna SC apoiado pela ELETROSUL que visa apresentar filmes e documentários produzidos pelas próprias comunidades periféricas. No dia 18 de novembro no auditorio da empresa ELETROSUL foi apresentado o documentário Falcão Meninos do Tráfico produzido pela CUFA (MV.Bill e Celso Athayde) tivemos a grande honra de poder contar com a presença ilustre do ativista social MV.Bill na abertura do evento onde ele compôs mesa com Denise (Gerente da Assessoria de Responsabilidade Social), Viture (Representando o Presidente da Eletrosul), Vinicius Lauffer (Diretor Executivo CUFA SC) e Edson Amaral – Edsoul (Coordenador Geral CUFA SC) contamos também com a participação de Leandro Fonseca (Relações Institucionais CUFA SC) a apresentação para os mais de 150 jovens que ali estavam presente e que integram o projeto Primeiro Emprego executado pela empresa

MV.Bill alerta sobre a prevenção ao consumo de drogas


Reconhecido pela Unesco como um dos dez ativistas sociais mais importantes da última década, MV Bill aproveitou a ocasião para lançar o livro “Falcão Mulheres e o tráfico”, um relato real vivido por mulheres e meninas no cotidiano do tráfico de drogas, uma continuação do livro e documentário “Falcão Meninos do Tráfico”.
“A melhor maneira de amenizar o acesso às drogas é de forma preventiva, trabalhando tanto o público alvo, como também suas famílias e ambiente social. Hoje a droga é tratada de forma repressiva, este é o erro”, disse MV Bill, durante palestra gratuita ministrada para jovens no dia 17, onde mais de 1.500 pessoas lotaram e discutiram sobre os problemas que envolvem a juventude na criminalidade através do consumo e tráfico de drogas no Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos.
Segundo o ativista, as mulheres geralmente vivem nas “periferias do crime”, auxiliando os traficantes em pequenos serviços. “Verificamos que é muito grande o abandono dos familiares quando as mulheres são presas. A mulher, seja ela viúva, esposa ou mãe, sofrem até três vezes mais que os homens nesse mundo do tráfico”.
Sobre a droga que está devastando famílias: o crack, o ativista falou sobre casos reais sofridos pelos dependentes, aconselhou os jovens e afirmou que, ainda, a realidade é que o crack se instala com mais gravidade nas classes mais baixas.
Fazendo do nosso jeito para todos, durante toda a palestra tivemos a tradução através da Libras (Língua Brasileira de Sinais), para jovens com deficiência auditiva.
A palestra foi promovida pela CUFA/Laguna, com apoio da Secretaria de Saúde (Secretaria Tanara Cidade) através do Conselho Municipal de Saúde.

Obs: a forte participação e o envolvimento da juventude serve de alerta as autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário